domingo, 23 de janeiro de 2011

Gianni Rodari


Gianni Rodari é um grande nome da literatura infantil italiana. Ainda pouco conhecido no Brasil, seus livros já foram traduzidos para mais de trinta idiomas. Sempre recheados de humor e ironia, seus livros são encantadores e fantásticos, capaz de atrair crianças e adultos.

Breve história de uma vida

 Gianni Rodari nasceu em 1920 em Novara, região do Piemonte e morreu em 1980 em Roma. Aos nove anos enfrentou a morte do pai, que morreu de pneumonia após sair de casa na chuva para ajudar um gatinho. Isso fez com que a imagem do gato fosse muito explorada na obra de Rodari.
Formou-se professor e deu aulas em escolas e para uma família de judeus foragidos. Matriculou-se na Faculdade de Línguas da Universidade Católica de Milão, mas logo abandonou o curso. Não foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial por problemas de saúde, mas foi chamado em 1943 para ajudar em um hospital de Milão. Nesse período conheceu alguns comunistas e passou a fazer parte do PCI (Partido Comunista Italiano), entrando assim na clandestinidade. Após a liberazione italiana começou a escrever para alguns jornais, atividade que prosseguiu até a sua morte. Foi nos jornais para jovens que ele publicou seus primeiros textos. A partir daí começou o seu percurso como escritor de livros infantis.
O sucesso de seus livros foi tanto que recebeu alguns prêmios de literatura infantil, sendo o mais importante o prêmio Andersen, em 1970, que é considerado o “prêmio Nobel” da literatura infantil.

Sua obra

            Rodari publicou mais de trinta livros em vida e muitos outros foram publicados após sua morte. A maioria deles são livros infantis – e não juvenis, como o próprio autor explica em um de seus livros.
            No Brasil, até o momento foram traduzidos 16 livros. Entre eles estão:

 
Gramática da fantasia – Ed. Summus
Trata-se de um livro sobre a arte de inventar histórias, no qual o autor fala um pouco sobre as técnicas que usa para escrever.




Fábulas por telefone – Ed. WMF Martins Fontes
Um senhor que vivia viajando ligava todas as noites para a filha para lhe contar uma história, sem a qual ela não conseguia dormir. Esse livro traz essas histórias, na sua maioria muito curtas, e muito bonitas.



Histórias para brincar – Ed. 34
Vinte histórias, cada uma com três finais diferentes para o leitor escolher qual ele mais gosta. Ao fim, o autor comenta os finais e revela os seus preferidos.



 
Alice viaja nas histórias – Ed. Biruta
Alice é uma garota presa em casa em um dia de chuva. Para se distrair, ela mergulha em um livro de contos de fadas, passando a interferir nas histórias.



 
O pintor – Ed. Berlendis & Vertecchia
Um pintor muito pobre fez seu pincel com os próprios fios de cabelo, mas não possuía nenhuma cor para pintar, até encontrar uma solução para seu problema.

Nenhum comentário: